Corrida no Outono: Friozinho do Bem!

corrida-no-outonoOutono. Friozinho do bem!! A melhor época do ano pra correr.

Cada um tem sua época do ano preferida pra correr. Eu posso dizer que pra mim, a melhor estação é o outono. Nem frio, nem quente. Nem chuva, nem sol. Nem vendaval, nem sauna. A temperatura ideal, com o ventinho no rosto que refresca… Perfeito!!

Tem gente aqui que vai falar que não, que a primavera é melhor, que o verão é melhor. Acho que cada estação tem seu charme, suas vantagens e desvantagens… mas eu vou explicar porque pra mim o Outono é a melhor!!

1 – Como o Outono está coladinho no Verão, ele ainda carrega um pouco do calor do dia pra noite, deixando as temperaturas agradáveis pra correr (em torno de 18° / 20° graus).

2 – A brisa do Outono não é muito fria, mas refresca o corpo, evitando o desgaste e suor excessivo. Mesmo assim não podemos deixar de nos hidratar. Nosso corpo continua perdendo líquido, mesmo em uma temperatura confortável pra correr.

3 – O corpo demora um pouco mais pra esquentar, mas logo que pega o ritmo, vira uma máquina, e quanto mais tempo quente (se exercitando, nesse caso, correndo), parece que mais energia temos pra correr, fluindo, sem sentir nenhum desgaste. Adrenalina pura.
PS. Não podemos esquecer que mesmo nos sentindo bem não devemos ultrapassar os limites do nosso corpo. Se você corre 5K, não force muito achando que já pode correr 10K. Se você corre 10K, não queria enfrentar uma meia-maratona durante o treino. O corpo está em ótimas condições porque você não ultrapassou nenhum limite. Continue sendo regular e aumentando suas distancias gradativamente. Nada de forçar demais, pra não ocasionar nenhuma lesão e botar tudo a perder!!

4 – No frio nosso corpo gasta mais energia pra se manter aquecido, sendo assim, queima mais calorias. Ótima dica pra quem tá acima do peso (como eu) e quer perder aqueles quilinhos extras. Mas, pra quem já está no ponto, e não pensa em emagrecer e queimar tantas calorias assim, a dica é comer algum tipo de carboidrato antes e depois da corrida, pra repor o que foi perdido.
PS: Mesmo nós, que queremos perder peso, não podemos deixar de nos alimentar corretamente, principalmente antes e depois dos treinos. Uma barrinha de cereal ou biscoitos salgados antes da corrida, já ajuda o metabolismo a se preparar para o treino que virá a seguir. E após a corrida, proteínas serão bem vindas (sem ingerir nenhuma gordurinha extra).

E aí? Convenci vocês? rssss
Na verdade eu só queria dividir com vocês qual a época do ano que mais gosto de correr. Sábado que vem tem a Night Run aqui em SP. Vou correr 10K. Estou treinando essa semana pra dar o meu melhor – ontem foram 6K, amanhã serão 8K, e sexta vou correr 4K só pra ficar aquecida pro sábado à noite. Quero fazer em 1h10m (minha meta). Acho que dá pra cumprir, pelos tempos que estou fazendo os 5K nos treinos. =)

E vocês, me contem, qual a estação do ano preferida de vocês pra correr?

2 comentários em “Corrida no Outono: Friozinho do Bem!

  1. adorei o post! concordo plenamente ca.. acho q outono é minha estação favorita tb =) não consegui treinar muito bem semana passada – acho q corri uma vez só.. hunfs! to planejando um treino curtinho pra hoje e uma caminhada na quinta ou sexta. serão 5k na raça como disse um amigo rs.. enfim, espero q consiga melhorar seu tempo.. to torcendo sempre! um beijão e boa sorte pra nozes!! o/

  2. Carol!!!

    Eu concordo contigo. Amo o Outono. Sei que oficialmente a estação começa amanhã, mas ontem durante o treino marcava 18ºC. Ô delícia… só o fato de suar menos me agrada muito. E a disposição então? ai ai, que tal uma corridinha agora. Deu uma vontade…
    Boa prova pra ti. Força e fé, menina, Vai dar tudo certo. 😉
    super beijos
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

Deixe um comentário

