Treinar com ou sem música?

Treinar com ou sem música
Correr sem música foi uma experiência que podemos chamar de reconhecimento.

Há 2 anos eu corro e há 2 anos eu nunca corri sem música (ou TV qdo estou na esteira), mas nessa quinta passada tive minha primeira experiência e sobrevivi. Foi um pouco doloroso no começo, e depois piora um pouquinho… mas a gente acostuma!! Mas porque eu to contando isso?!? Vou dizer porque…

Quando a gente corre com a música, a mente da gente viaja, canta, o tempo passa sem sentir a corrida, e quando você vê, já está do outro lado do parque (ainda mais se a música for aquela LINDA que você adora),… você corre 5k que nem percebe!! Voa!! Agora faça isso sem música nenhuma. Fazer seu treino sem nenhum incentivo tocando no ouvido….

Foi aí que entrou a minha vontade.
Quinta passada, comecei meu treino e quando me dei conta, estava sem meus fones. Foram só alguns metros pra me ligar… mas aí já era. Vamos encarar!! Corri. Corri ouvindo minhas passadas; corri ouvindo as pessoas; corri ouvindo o vento; corri ouvindo o parque; corri ouvindo meu batimentos; corri ouvindo minhas respiração. Corri escutando tudo que nunca tinha escutado: meu corpo. Prestar atenção na respiração, sem música pra interferir, foi uma experiência diferente. Pude perceber que estava com a respiração rápida demais e controlei. Escutei também minhas passadas e senti meu pisar mais pesado e corrigi pra deixar mais suave. Foi dolorido. Minha cabeça queria me boicotar, contava os metros, meus pensamentos não fluíam… realmente faltava alguma coisa.

Posso dizer que a experiência foi boa pra entender mais meu corpo na corrida, mas treinar sem música ou sem um amigo pra conversar é muito chato!! Talvez nas provas possa ter uma adrenalina diferente, mas no treino…

Alguns especialistas dizem que a música atrapalha… Pra mim ela ajuda e muito!!

E você? Consegue correr de buenas sem uma musiquinha pra incentivar?

Anúncios

3 comentários em “Treinar com ou sem música?

  1. Carol Querida,
    Quando comecei a correr tbem ficava perdida sem os fones e jamais imaginei que diria que “prefiro correr sem música”. Nem sei bem como aconteceu, mas faz tempo do último treino com mp4. Acostumei a correr sem música pra sentir melhor o corpo.
    No momento, uso a música no pré e pós treino, como um combustível, sabe? Pra ligar a endorfina, coisa assim. E funciona, afinal eu amo música. Se pra ti, ela é essencial, nem pense duas vezes. Confira a bateria do aparelho e senta a bota! 😉
    beijos
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

  2. Só consigo correr sem música. Ouvir meus passos, sentir a respiração e o corpo. Nunca mais consegui correr com música depois que descobri isso. Tem tanta coisa para me distrair que a música mais atrapalharia. Gosto de controlar meu ritmo e ter atenção ao que acontece em volta. Com música, isso se perdia um pouco.

    Fora o fato de os fones de ouvido sempre caírem das minhas orelhas. Contribuiu para eu desistir e hoje não sinto falta.

    Treinar sem música é a resposta da pergunta hehe.

  3. Carol,
    Eu aprendi a correr sem música quando corro ao livre. Assim, como você disse, posso escutar minha passada, respiração, os pássaros… e hoje em dia já não consigo usar o fone, porque acho que me atrapalha. Gosto porque sinto que é como se dependesse “somente de mim mesma”. Porém, na esteira não abro mão da música. Ela me anima demais e me faz sentir que não estou correndo dentro de um lugar fechado.

    Bjs e bons treinos,

    http://beatrizfrias.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s