Os 21K da Mizuno Half Marathon

E lá se foram as provas do primeiro semestre de 2015.
Tá voando né?!? Até ontem tava ansiosa com a K42 Ubatuba e agora já foi até a Mizuno Half Marathon.

Essa foi a minha 3 meia-maratona. A que tinha o percurso mais rápido (plano e constante)!!
Queria muito participar dessa corrida porque estava em busca de um novo RP nos meus 21K. Desde Agosto de 2014, na Golden Four Asics que eu não participava de uma meia de rua. Tinha ido pras pirambeiras e não desci mais para as provas de rua. Essa foi a minha meta no primeiro semestre!

Vamos aos relatos dessa prova.

A largada estava agendada para as 7hs da matina. Todo o percurso seria percorrido na Marginal Pinheiros, com apenas 2 curvas, ou seja, retããããoooo pra que te quero. Ótimo pra marcar um ritmo e manter durante todos os 21Kms.
Claro que a muvuca para estacionar estava uma loucura. Ainda bem que conheço bem a região e estacionei o carro longe de tudo e todos!!! Caminhando até a tenda percebi que a multidão estava em um pequeno alvoroço. Tinha apenas uma passagem para a largada, pelo meio das tendas. – Soube pela galera da assessoria que foi bem complicado instalar as tendas no local disponibilizado pela organização. Mas enfim… era o que “tava tendo” pro momento.
Primeiro Ponto Positivo: Muitos banheiros ao lado das tendas, facilitou nossa vida.

Faltando uns 15 min pra largada nos encaminhamos para o local. Muitos, muitos e muitos corredores… era um mar de gente mesmo!!!

mizuno_half_01

Já na nossa posição de largada, olhei para o lado e vi muitosssss banheiros!!! Vazios, limpos…!! Já que tava ali e a largada não acontecia nunca, pulei a grade e fui mais uma vez. Melhor garantir!!! hahahahahaha
Mais um ponto positivo: Muitossss banheiros na largada.

Depois de exatos 35 minutos…. largamos!!! (pontinho negativo)
Ju e Lidi deram uma ligeira avançada na frente, mas eu resolvi segurar o ritmo de início. Mantive meu pace confortável até aquecer o corpo. O manhã estava agradável, então deu pra aquecer rápido.

Já na primeira curva (km 3) não avistava mais as meninas, e mantinha minhas passadas. No km 4 surge o primeiro posto d’água. Pensei comigo “vou me hidratar em todos os postos”. E segui essa regra!!! A cada 4km bebia um pouco de água!! A estratégia do gel também já estava bem calculada na minha cabeça – seriam 1 a cada 7km. (levei 3 géis pra garantir – 2 GUs e 1 VO2). Passei pelo 1 posto de gatorade e mandei pra dentro também (as batatinhas tinham que estar inteiras durante toda a corrida). No próximo posto, que estava por volta do km 8, tomei meu primeiro GU. Dali em diante resolvi aumentar um pouco minha velocidade. Já tinha percebido que tinha melhorado desde o 3km, mas puxei do km 8 até onde aguentasse.

Veio a segunda curva. Ali já estávamos no km 11. Pude ver qual era minha diferença em relação a todos que me passaram e todos que estavam atrás de mim. Estava fazendo uma prova tranquila. Minha meta era sempre manter o pace de 6:40. Essa era a meta pra eu baixar meu tempo da Golden. No km 14 tinha muita música, alguns banheiro e gel. Aproveitei e claro, peguei mais um gel VO2. Logo em seguida tinha outro posto de hidratação, peguei a água e tomei tudo junto. Mais uma descarga de adrenalina para as perninhas. Nessas horas a cabeça começa a pesar, a contar os kms que faltam, a ver a distância percorrida, querer chegar logo… Tinha que manter meu foco. Me desligar aquela hora seria tragédia anunciada!! Vamos, tá chegando!!!!

Pensei comigo: “Já que tenho mais 2 géis, vou mandar mais um no km 18 pra dar o gás final da prova“.
Dito e feito. Tomei meu GU nos últimos 3kms e fui embora. Aumentei a passada, diminui o pace e foquei lááááá na chegada!!! Eu só queria ver o pórtico. O sol já começava a castigar, o percurso constante, sem ponto de recuperação não dava trégua…. Passei algumas pessoas que já estavam tão cansadas como eu, mas que não tinham mais pique. – Por isso que eu falo: tudo é cabeça. Se você projetar lá na frente e o corpo estiver preparado, ele acompanha sua corrida. Essa hora eu já corria sem sentir as pernas… eu apenas corria. Não olhei mais pro Garmin e deixei o corpo ir.
Faltando os últimos 500m de prova dei um gás a mais pra tentar chegar abaixo de 2h20…. maaassss foi quase!!! Cheguei em 2h20 mesmo!! Cravadinho!! E deu RP o/ – baixei 8 minutos do meu último tempo. De um pace de 7:01 para um pace de 6:41. Pode parecer pouco pra muita gente, mas pra mim foi uma superação.

mizuno_half_02Finalizei a prova cansada, mas bem. Inteira. Sem dores. 🙂

Fui pegar minha medalha e as comidinhas pós prova.
Percebi que subia o viaduto e nunca que chegava a medalha. Achei esquisito, uma muvucada de gente e nunca que aparecia o local de pegar as medalhas. Eis que de repente surge uma menina me dando a medalha, apenas… E lá vem pensamento na cabeça: “Ué, me deu a medalha e só?!? Posso voltar, guardar e pegar outra se eu quiser?!?” – umas boas passadas depois outra menina risca meu número de peito. Ahhh agora sim… Tá. OK.

Olhei a medalha. Linda. Com a fitinha verde. Mais um OK. Peguei meu kit pós prova e fui encontrar o povo da Nova Equipe.
Olho para as meninas e vejo que a medalha delas tinha fitinha cor de rosa. Me perguntei porquê a delas era diferente, até olhar bem de perto para a medalha e ver um 10,5k escrito na medalha. – Meninas, a medalha de vocês está errada!! Pronto. Foi aí que começamos a averiguar a medalha de uma galera que também estava errada. Fora o povo que não pegou medalha. E a confusão estava generalizada.

Por fim descobrimos que muitos “pipocas” – corredores que não pagaram pela inscrição – pegaram medalhas que não lhe pertenciam e deixaram uma galera que pagou com medalhas erradas ou até sem medalhas. O cúmulo! Mas a culpa também foi da organização que deram as medalhas a Deus dará sem prestar a mínima atenção!!!
PONTO FORTEMENTE NEGATIVO da prova.Mas por fim a organização já se manifestou e irá providenciar as medalhas corretas para os inscritos que se sentiram lesados.

No geral uma prova boa, com ótimo percurso e muita hidratação.

E que venha minha próxima meia de rua – Maratona do Rio!!! o/

Fotos by Mizuno Brasil

Deixe um comentário

