Depois de 4 anos de corrida, o que eu aprendi?

Essa semana eu completo 4 anos que decidi mudar de vida e começar a correr.

E como tudo começou? Com uma bike. Sim, uma bike.
Há 4 anos atrás decidi que ia começar a praticar algum esporte. Não passava pela cabeça correr e muito menos parar de fumar. O que eu queria era sair de casa e praticar algum tipo de exercício que não fosse academia. Já tinha tentado circo, natação e volêi, mas em nenhum eu dei continuidade. Dois meses depois já tinha desistido.Então um amigo me deu a ideia de pedalar. Com as ciclofaixas de lazer sendo implantadas todo final de semana em SP, tive um incentivo maior de comprar uma bike e me aventurar pelas ruas da cidade.

bike1Bicicleta devidamente comprada, lá fui eu com minha magrela pedalar aos domingos. Estava feliz e contente, até pessoas pelo Instagram já estava conhecendo, quando uma amiga me chamou para fazer uma prova feminina de corrida de rua:
– De bike?, perguntei.
– Não amiga, correndo mesmo.
Oi? Nunca tinha pensado em correr. Fumava feito uma retardada e mal conseguia caminhar 200m, que dirá percorrer 5km correndo. Endoidou!!
Mas a amiga, Juliana, insistiu. E eu resolvi encarar. Porque não? Vai que é divertido né?

Tentei me preparar da melhor maneira possível. Comecei caminhando 5 minutos e correndo 1 minuto (já querendo chorar). Depois fui aumentando e tentando correr 2 a 3 minutos. Mais caminhava que corria, e se chegasse nos 3kms era muito. Já podia me ver botando os bofes pra fora.

No dia da corrida queria morrer. Acordar 5 horas da manhã? Pra que isso gzuisssss!!!
Mas fui… toda feliz, sem saber pra que servia nada. Colocar o número de peito era a descoberta do ano.
A prova era o Circuito Lotus. E o percurso era no cartão postal de São Paulo: a ponte Estaiada. Melhor estreia não podia existir. E deu-se a largada, e eu corri…. e corri… e parei de correr e caminhei. Vi todas me ultrapassando, a Juliana também, indo embora,… e foi aí que resolvi que eu ia trotar aquela porrhan toda!!! E eu consegui. Fui me arrastando mas trotei o tempo inteiro. Foram 45min trotando e pensando em tudo. Que a minha vida estava mudando ali.
Esse foi meu primeiro post no meu antigo blog – De Repente Atleta – Meus primeiros 5K!!

circuito-lotus-sp2011-007

Nos meus primeiros 5K – Ago/2011

E de lá pra cá eu corri todas as provas da Lotus. (acho que só ano passado que não porque calhou de ser no mesmo dia ou muito perto da Golden Four SP). Mas a Lotus virou minha corrida xodózinho.
Esse ano não pude deixar de correr. Fui para os 10Km e resolvi que queria bater meu melhor tempo e baixar de 1 hora, ou como é no linguajar da corrida, ser Sub 60′!! A prova estava um pouco vazia porque também estava rolando a DisneyRun (que pega toda mulherada mãe, tia, irmã e fã dos personagens da Disney). Mesmo assim, foi bem organizadinha e a camiseta era bem fofa. Eu gostei bastante!!
Então, meu presente mesmo seria baixar o tempo. Fui, foquei na minha coelha Renata e bati meu recorde!! Personal Best pra mim: Sou sub 60′. Completei os 10km em 59m37s o/

Lotus_2015_01

Ok Carol. Mas o que você aprendeu com tudo isso.
Ops, sorry, me empolguei!!
O que aprendi com a corrida 4 anos depois? Que tudo que você sonhar, se correr atrás, literalmente, você alcança!! Pode ser difícil, penoso, ter muitos obstáculos, contratempos, em alguns momentos você até pensa em desistir…. mas se persistir, no final – que nunca existirá um final, mas sim uma meta – essa será alcançada com glórias e louros.
Eu nunca pensei que um dia fosse correr, e hoje já completei uma meia-maratona (21K). Sei que posso mais, mas ainda prefiro melhorar no que estou focando no momento, que são as montanhas 😉

E pra vida, eu aprendi que se persistir no que eu quero, ganharei não só experiências, mas conhecimentos para ir mais longe. Ganhei amigos que me ajudam a encontrar o caminho certo para as coisas. Conquistei medalhas que jamais acharia possível. Sou respeitada e as pessoas passaram a acreditar mais em mim.

Enfim, a corrida me trouxe a confiança de volta, que é focar no que se quer, se exercitar (seja de conhecimento ou fisicamente) para cruzar a linha de chegada!! 😉

Deixe um comentário

