Como evitar cãibras?

Pra galera que quer evitar ter cãibras antes ou após os treinos, seguem algumas dicas tiradas do site O2porMinuto
Sempre comer alguma coisa antes dos treinos: Vale uma fruta, um sanduíche light, um iogurte, queijo, barrinhas de cereais, qualquer alimento leve já ajuda a evitar um estresse no organismo e aumentar o risco de lesões e das cãibras.Entenda cada tipo de alimento:

  • Carboidratos: pode levar a um consumo maior de proteínas, o que leva a uma maior liberação de amônia, afetando as fibras musculares e eleva o risco de cãibras. Ajustar a dieta pelo nutricionista pode garantir um bom consumo de carboidratos.
  • Proteínas: importante para a construção e reparação dos músculos. A não ingestão desse tipo de alimento pode vir a causar deficiência, aumentando o risco de cãibras e de lesões.
  • Gorduras: a ingestão de gorduras BOAS, além de fornecerem energia ao corpo, ajudam no bem estar geral por serem fontes de vitaminas. Algumas gorduras possuem o Ômega-3, que têm maior poder anti-inflamatório, ajudando na circulação e levando mais nutrientes aos músculos, sendo mais eficaz na eliminação de toxinas do mesmo.

Não podemos esquecer também de outras fontes de nutrientes que associadas a uma boa alimentação podem evitar as cãibras também durante as atividades.

Hidratação: Uma das maneiras mais eficaz de manter o corpo com em bom funcionamento, uma vez que a perda de 2 a 3% do peso corporal já pode prejudicar o desempenho esportivo.

Vitaminas: Vitaminas do complexo B, que estão presentes nos cereais integrais, carnes, ovos e leite, são essenciais para ajudar no processo de liberação de energia e contração muscular.  Vitaminas antioxidantes como C e E melhoram a imunidade e ajudam na saúde dos tendões e ligamentos.

E a banana?

Sim, o potássio é importante para evitar cãibras, mas ele sozinho não vai salvar seus problemas.
Fazer uma dieta balanceada com todos os minerais presentes, aliado à exercícios físicos com orientação de um profissional e descansar sempre que possível, fortalecerá ainda mais os músculos, ajudando a evitar qualquer problema futuro.
Outra dica: ALONGUE-SE SEMPRE.

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Fonte: O2porMinuto
*Nutricionista paulistana formada em 2001 e pós-graduanda em Nutrição Ortomolecular, Priscila Di Ciero é especialista em nutrição esportiva, com cursos de extensão em nutrição funcional, estética e suplementação. Atualmente, presta consultoria a restaurantes, escolas e empresas, além de atender em consultório e, quando necessário, nas residências dos clientes. Acesse o site:
 www.prisciladiciero.com.br

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