Respeite a maratona!

Muito já se ouviu falar de quem entra na vibe da corrida hoje e amanhã já está correndo uma maratona. Cada um tem sua opinião sobre essa discussão, que dá um pano pra manga de kms de conversa. Uma roda numa mesa de bar seria o ideal pra esse tipo de assunto. Dá pra passar a noite falando sobre isso….

couchyEntão pegue sua bebida, fique a vontade e vamos parafrasear mais sobre o tema!!
Criemos uma persona: José, 32 anos, publicitário, sedentário, acorda tarde, dorme tarde e passa o dia sentado na frente do computador, comendo salgadinhos, sanduíches e tomando coca-cola. Mora em SP numa cidade maluca e vive estressado.
José nunca pensou em caminhar, que dirá correr 10km. Massss, um belo domingo de sol, sem nada pra fazer, resolveu levantar o popô do sofá, sacudir o esqueleto e fazer um trotinho de leve no parque. Parabéns!!! Já é um vencedor só de ter dado o primeiro passo. Vamos aos próximos…
José viu que consegue perfeitamente correr por mais de 10 minutos sem parar. A respiração está boa. O fôlego também. O corpo respondendo bem ao estímulo. Ahhhh, já está preparado para uma corridinha de 5km. 😉 Boa. Então ele vai lá e dá o seu melhor. Corre como se não houvesse amanhã e plim! Conclui sua primeira prova!! o/ Muita emoção. Muito amor nisso tudo. Pronto. Mosquitinho da corrida já o picou. 😀
Resolve então que porque não partir pros 10K? Já se inscreve na próxima corrida de 10K, que é, assim, daqui menos de 1 mês. Bóra treinar, José? Faz tudo, corre 4x na semana, faz musculação mais 3x por semana. Uhuuuuu, está preparado para o próximo desafio. 10K na veia!!! Dia da corrida, vai lá e bate sub 60`. Caraca. Tu tá correndo muito!!! o/
Então José pensa: “Porrahn, se eu já sou sub 60` nos 10K, correr uma meia é tranquilo!! Qual a próxima meia?!?”
Já sai se inscrevendo sem nem saber se esses sub 60` nos 10K não foi uma exceção…
– Hummm. Vai lá, José, e vê se dá!!! –
E vaí. 2 meses depois. E não é que dá!!! Nossa, o corpo é maquininha!!! Super Super!! José já é meia maratonista em menos de 6 meses!!! E então, já que ele já é meia maratonista, partiu maratona!!!…….

Blog-4-office-man……………………………………………………………………………………………………………………………………….

Onde eu quero chegar com esse blá blá blá todo?
A pergunta é: será que o corpo de José está preparado pra tudo isso, essa mudança radical de vida em menos de 6 meses? Será que não é importante ser mais precavido, percorrer cada fase por completo? Fazer devagar para se chegar ao longe, como já diz o ditado?
Hoje em dia vejo muitas pessoas que estão começando na corrida e já pensam em correr uma maratona no final do ano. Poxa gentem, calma!! O mundo não acabou, nem vai acabar amanhã de novo.
Que tal seria se respeitássemos nossos corpos para que eles evoluam de forma a não se lesionar?
Já vi muitas pessoas se machucarem por não terem dado o descanso que o corpo merece, por terem treinado demais para provas muito próximas, sem, novamente, o tempo de descanso entre uma corrida e outra. DESCANSO TAMBÉM É TREINO. Assim como o tênis precisa descansar para não desgastar tanto, o corpo também precisa respirar para regenerar os músculos.

Não sou contra ultra-maratonistas, pelo contrário, quero muito um dia poder fazer essas corridas, ainda mais em montanhas. Mas EU, euzinha aqui, ainda não me sinto preparada nem fisicamente, nem psicologicamente. Porque sim, muitas vezes o psico é mais importante que o físico. Eu penso em correr minha primeira maratona no final do ano que vem (2016) – se tudo der certo, em NYC!! o/ Mas aí já terão se passado 5 anos de corrida, mais de 5 meias-maratonas de rua, algumas meias de trilha e muito psico pra suportar correr durante 42.195km sem pirar o cabeção!!

Entenderam onde quero chegar?
Partilho do mesmo sentimento da Paula Narvaez, que também acha que devemos caminhar passo a passo, subir degrau por degrau para alcançamos o topo (seja lá qual for o seu topo), mas respeitar os treinos, o tempo de cada fase.

Comece pelos 5k. Corra algumas provas! Melhore seu tempo. Chegue bem nos 10K. Veja como o corpo responde. Perceba, você dobrou a distância. Pode ser pouco, mas ainda sim é o dobro! Vá para uma meia-maratona preparado. Com psico bem, corpo são, inteiro. Se hidrate durante toda a corrida. Alimente-se bem. Faça treinos de fortalecimento intervalados. Descanse nos dias que antecedem as corridas. Depois de ter feito algumas meias, melhorado tempo, perceber que seu corpo já corre solto e não sente dores pós provas… aí sim você está preparado para uma MARATONA.

Como diz uma amiga: RESPEITE A SENHORA MARATONA!
Não parece, mas ela pode quebrar você!

#ficadica de uma corredora apaixonada pelo running world, que respeita cada km corrido 😉
Bjs amores

Um comentário em “Respeite a maratona!

  1. Esse texto ficou ótimo, Carol!!!!

    Maratona não é prova fácil, e exige muito treino físico e psicológico. O duro é que a proliferação de corredores e a miltiplicação de posts nas redes sociais tem transmitido a imagem de que uma maratona é trivial para se correr.

    Claro que há assunto e argumentos para horas e horas de discussão, mas é fato que está aumentando de forma assustadora a quantidade de corredores (o que é bom), mas também a de lesionados (o que é péssimo, pois o esporte amador não é pra machucar e sim pra trazer alegria).

    Beijo

Deixe um comentário