Tapioca. Sim ou Não?

Hoje em dia, quando se fala em comer bem e leve, ninguém esquece a tão querida Tapioca. Rápido e fácil de fazer, a tapioca é sempre uma opção saudável. Mas ainda existe muitas questões que pairam sobre a tapioca, entre elas, a pergunta que não quer calar: engorda ou não?
Hoje em dia a tapioca é bem vinda em todos os momentos do dia: no café da manhã, no lanche, no almoço, no jantar. Pode ser tapioca doce, salgada, com 2 recheios ou quem sabe um bom pout pourri. O importante é se alimentar bem e evitar o glúten. Será?

Confesso que eu (Carol Fonseca) sou uma apaixonada por todos os tipos de tapioca. Troquei a torrada e o pão integral do café da manhã pela tapioca. Como ela é glúten free, posso comer um alimento “mais natural”. Como acordo com muita fome de manhã, é uma boa pedida para alimentar minha família de lombrigas rss já que a tapioca contém carboidratos que dão energia para o dia que vai começar.

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Mas calma! Não vá com tanta sede ao pote. Mesmo sendo uma opção mais saudável para o cardápio diário, comer muita tapioca pode engordar. Sim! Não é porque ela não tem glúten que ela está livre de açúcares. O índice glicêmico da tapioca é bem alto, então a saída aqui é sempre fazê-la com alguns ingredientes que ajudam a “quebrar” um pouco desses açúcares.
Você pode acrescentar linhaça ou chia. Além de ajudar a baixar o índice glicêmico, também ajuda a você diminuir a medida da tapioca, colocando menos colheres na hora do preparo. 😉

Eu sou mais fã das tapiocas salgadas. O meu recheio predileto é o Creme de Ricota Light. Vai com praticamente tudo, dá sabor e consistência. Já fiz vários experimentos – recheios com atum, com peito de peru, queijo branco e até com omelete (mas esse não curti muito não rssss). Gosto mesmo dos mais lights: uma colher de creme de ricota, fatias de peito de peru, dá uma esquentadinha na frigideira e finaliza com alface, tomate e cenoura. 🙂 Fica super saboroso e não pesa no estômago (nem na consciência. rsss) Faço bastante com atum, mas também vale colocar frango ou carne desfiada. Fica uma delícia!

Sobre as receitas doces ligths, não sou muito expert não, mas sei que dá pra inventar com creme de leite light, coco ralado e morango ou então geléia de goiaba diet e fatias de queijo branco (o famoso romeu e julieta). Dá até pra fazer com whey protein e frutas. Acho que a ideia é fazer como se fosse um chocolate 😀 Deve ficar incrível. Ainda vou testar!!!

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Pra ser bem sincera dá pra fazer com qualquer coisa.
É só inventar, temperar tudo à gosto do freguês e pronto. Tá feito seu recheio pra Tapioca.

E vocês? Também se entregaram à Tapioca? Qual recheio vocês gostam mais? 🙂

PS.: Lembrando aqui que nenhuma das Gatas é nutricionista. Estamos apenas compartilhando um pouco do conhecimento que temos e ouvimos de nossas NUTRICIONISTAS.
Portanto, se você quer fazer da tapioca uma das suas refeições diárias, procure um nutricionista que possa te orientar como se deliciar sem interferir na sua dieta 😉

Beijos e nos vemos nas pixtas!

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Carol Fonseca

@carulessa / @gatasnapixta

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