Treino é bom e todo mundo gosta!

Treino_Academia_02

Essa semana, eu pude comprovar na pele porque é tão importante seguir certinho todos os treinos e recomendações passados pelo nosso treinador.

Terça participei de um treino de montanha no Pico do Urubu, em Mogi das Cruzes. O percurso era de 17km por trechos de mata fechada, single trail, escaladas e estradão de terra batida e cascalho. Vocês sabem que minha meta para esse ano são as montanhas  por isso que dei uma pausa no Carnaval pra encarar o treino. Vinha de dias regado à muita festa e cerveja, pulando treinos pra aproveitar os bloquinhos de carnaval e toda aquela folia. Mas, logo após esse treino, percebi como ficar parada e com muita “folia” no corpo pode trazer consequências indesejadas para quem está querendo melhorar na corrida. Fiquei bem cansada durante o treino, sofri em alguns momentos com as trilhas e o calor, e no dia seguinte senti algumas dores por todo corpo.

Aí me veio a ideia de trocar algumas dicas legais por aqui pra quem não quer perder o foco e quer atingir o objetivo.

Já deixo claro que NÃO sou formada em educação física e muito menos professora de qualquer coisa ligada ao esporte. Mas, baseado no que recebo de informações de especialistas na área e professores, vou dividir com vocês meus pensamentos sobre a importância de um bom treinamento aliado à uma alimentação saudável. 😉

Dica Nº1: Nunca perca o treino! Se por um acaso não puder treinar naquele dia ou horário, tente ir mais tarde, na manhã seguinte ou se mexa de alguma forma… nem que seja um pedalzinho ou trotinho na academia do prédio por meia hora. Só do corpo receber o estímulo que necessita, já é melhor do que ficar completamente parado.

Dica Nº2: Faça treino de fortalecimento! Deixar os músculos preparados para uma corrida é tão importante quanto correr. Você pode optar por diversos tipos de exercícios para fortalecer: exercícios funcionais, como o já conhecido Funcional ou Crossfit, a famosa e temida musculação que tanta gente detesta (inclusive eu), ou qualquer outro exercício que trabalhe os músculos, como pilates por exemplo. Acho que pilates pode ser aliado à musculação ou funcional. Deve ajudar mais. Pergunte pro seu técnico! 😉

Dica Nº3: Alimente-se bem! Comer saudavelmente é diferente de viver de dieta. Podemos nos alimentar muito bem durante o dia fazendo opções por alimentos mais naturais e sem tantos conservantes. Frutas, legumes, verduras, proteínas e carboidratos, comidas vindo da natureza são a base para o corpo ter uma resposta melhor na hora do treino. Isso não significa que não podemos comer um docinho aqui ou uma batatinha ali. Podemos, mas não podemos fazer disso a base da nossa dieta!

Dica Nº4: Hidrate-se sempre! Beber líquidos é sempre bem vindo. Independente se esse líquido vier de um suco de fruta, água de coco ou água natural mesmo. O importante é manter o corpo sempre bem hidratado. Com mais hidratação, você não irá sofrer nos treinos mais longos. E lembre-se: álcool só para momentos especiais, hein?!?!

Dica Nº5: Treine em condições adversas! Fazer treinos sempre nos mesmos horários, terrenos e temperaturas não oferece ao corpo novos estímulos. É preciso dar ao seu metabolismo diferentes estímulos para que ele se adapte em qualquer condição no dia da prova. Faça treinos durante uma tarde quente (se hidratando sempre), numa noite chuvosa, numa manhã de domingo, na madrugada de quarta-feira, suba ruas e ladeiras da sua casa e principalmente, se você treina para corridas de montanha, treine em terrenos diferentes: terra, subidas em escadas, areia…!!

Tá aí. Acho que deu pra pegar umas ideias legais, né?
Também vou tentar seguir direitinho essa listinha aí pra me dar bem!!
Porque como eu digo: Melhor móóóóóóóóóórreeeeerrrr no treino que na prova, num é verdade?!? 😀

Acho que com essas dicas e mais as dicas preciosas do seu coach, é certeza que vocês irão conquistar muitas metas esse ano!! 😀
Vamos juntos?!?!

Bjs e nos vemos nas pixtas!!

Photo 08-08-15 09 57 07

Carol Fonseca

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s