Maratona do Rio – Minha experiência!

Fala runners,

Bom, como a maioria aqui já sabe, esse final de semana rolou a Maratona Caixa do Rio de Janeiro e eu tive novamente o privilégio de poder participar de mais uma edição dessa corrida tão querida pelos brasileiros. Mais uma vez participei dos 21k da prova (mas dessa vez, devidamente oficializada – já que ano passado corri os 21k com a inscrição de 42k porque foi tudo de última hora rssss)

Cheguei na quarta à noite, e fiquei hospedada em Copa, na casa de uns amigos do Rio (kéridos do ❤ para sempre).

Na quinta tinha planilha pra cumprir: 6km pra soltar as pernocas pra domingo. Fiz o treino no final do dia. Encontrei com uns amigos da minha Assessoria Nova Equipe (Tandaya, Luiz, Milton e Ju) e percorremos a orla de Copa (posto 5) até o final de Ipanema (posto 9). Foi delicinha!! Deu pra se divertir e correr confortável.

 

Sexta fui logo cedo com esses mesmos amigos retirar o kit da prova. Estava muito sossegado. Pouquíssima fila! Super rápido e ágil. Peguei meu kit e demos uma volta pela Expo Run da corrida.

Photo 27-05-16 13 17 34Photo 27-05-16 11 58 18

A store da Olympikus estava com o lançamento do Olympikus Rio 4. O preço estava bem acessível (R$249). Me segurei para não adquirir um lá mesmo. (quero testa-lo antes e saber mais infos com quem já usou!)

À noite tive uma terrível surpresa. Devido às extrapolias gastronômicas da quinta-feira, meu estômago reclamou bastante com uma queimação que não era de GOD. Fui obrigada a botar tudo pra fora. Aí já viu né? Toda aquela alimentação saudável na semana pré-prova foi por água abaixo, literalmente. Desidratei e passei o sábado trocando ideia com o estômago pra ele ser bonzinho comigo e me deixar correr no domingo.

Sábado à noite jantei massa num lugar horrível e muito mal atendido. Estava lotado e os garçons não chegavam em nossa mesa. Experiência péssima! Nem vou indicar aqui pra vocês porque não vale a pena.

Dormi no Flamengo, na casa do Lip kérido <3. O apto ficava a 3 quadras de pegar os ônibus que nos levaria para a largada. Incrível!!

E chegou o grande dia!
Dormir pra que, não é mesmo?!? Acordei às 3:50 já pulando da cama. Liguei o som pra animar a Ju e o Luiz e nos arrumamos. Quando estava tudo pronto descobri que meu iPod estava sem bateria e o fone de ouvido não funcionava no iPhone. Maravilhaaaa!!! Era a prova dos 9 de crescer e aprender a correr sem música!! 😥
Faltando 10 minutos pras 5h fomos para onde os ônibus estavam. Uma fila gigantescaaaaa!!! Enfim conseguimos embarcar… no ônibus mais lerdo de todos! hahahahahaha Além do motorista ser uma lesma, também estava perdidinho. Quase fomos parar em Jacarepaguá!! kkkkkk Mas, no final tudo dá certo, amém!! rsssss

Chegamos na largada. Prioridade: banheiro. Quem disse que estava fácil a vida? Olhei para aquela natureza toda e pensei: mais limpo que isso, impossível! Atravessei a praia, achei uma moitinha e voilá! Pronto. Agora estava pronta pra correr. 😛
Encontramos a Sil, Dorinha, Aninha, Raquel e Mauro bem no curral da largada. Fotinhos e bla bla bla e partiu…

A largada deu-se oficialmente às 6:45 da matina. Parti para a minha corrida. Não estava muito preocupada com o que tinha por vir. Só queria correr tranquila, tentando manter um pace em que conseguisse completar a prova no tempo estipulado por mim.

Fotos by Luiz Valotto @lvalloto

Levei 3 GUs (géis de carboidrato). Tinha planejado toma-los a cada 6km. Mas como nem tudo sai como queremos, e eu também não verifiquei os pontos dos postos de hidratação, mudei um pouco a estratégia dos géis. O primeiro tomei com 7,5km de prova e o segundo com 13km de prova. Mais uma vez não senti tanto a subida da Niemeyer. Fui tranquilinha. Nessa hora a Ju, do RunJuRun passou por mim!! 🙂 Fofa. Me reconheceu! (ela também já deu o relato dela no blog 😉 )
Até chegar no final de Ipanema (12km) estava correndo bem, sem sentir dores e desconforto. Respirava tranquilamente e mantinha um pace OK.
MaratonaRio_2016_01
Então, foi só fazer a curva pra esquerda, entrar na praia de Copa que o bicho começou a pegar. O estômago começou a dar sinais de queimação e o corpo respondeu com cansaço e calafrios. Por alguns momentos sentia a pressão lá no pé e ficava vesga. Não cheguei a ficar tonta porque mantive o controle e diminuí a velocidade. Meu pace aumentou sensívelmente, e pensei que dali em diante eu queria apenas terminar a prova correndo. Peguei um copinho d’água, joguei nas pernas e na cabeça e mantive o controle. Tomei gatorade e o último gel no km 18, conforme tinha programado. Entrei no Aterro sem pensar no amanhã e só queria chegar.
Os últimos metros foram desesperadores. Tinha um mix de felicidade com vontade de chorar loucamente. A respiração já não encaixava e as pernas pesavam 50kgs cada uma. Eu estava terminando aquela corrida no coração!
Cruzei o pórtico de chegada agradecendo a todos os santos e mentores que me ajudaram a terminar aquela corrida sem ter um treco no meio de Copacabana!

MaratonaRio_2016_02

Fiiiiim de prova!!!
Medalha, gatorade e skol ultra pra alegria geral!
Encontrei a Ju e fomos esperar toda a galera da assessoria. Acompanhar o povo e ver a carinha de cada um cruzando a linha de chegada é realmente incrível. Emoção indescritível!! Só quem corre sabe.

E como de costume, final de Maratona do Rio brindando no Belmont. Já virou tradição! 😉

Photo 29-05-16 16 30 14

Como sempre uma prova incrível, impecável e linda de viver!!
Ano que vem enfrentarei a Dona Maratona. Já estou inscrita! #projetopartiumaratona \o/
Quem vem?!?

Bjs runners e nos vemos nas pistas!!

Foto de capa by Rodrigo Tandaya

Vídeo que fiz com imagens da Maratona do Rio!!
Dá um play pra conferir!! 😉

Deixe um comentário

